sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sobre o Autor que Vos Escreve


Sentiria estar fazendo algo incompleto se o primeiro post desse blog não me apresentasse. A mim, que estarei dedicando tempo e energia no ato de entregar aos leitores um mero fragmento de meus pensamentos e minhas ideias que, por si, já não valem muito.
Meu nome é Fernando Azevedo e, presunçosamente, sugiro que o anote, pois um dia poderá precisar se lembrar dele no momento em que comprar um livro decente qualquer. Sim, como já é possível pressupor, meu sonho é ser escritor. Não um escritor. O escritor.
No momento em que esse post é lançado, tenho 17 anos e curso o último ano do Ensino Médio, focando-me em atividades como escrever meu livro e estudar para o vestibular do curso de Letras (Licenciatura) na Unesp de São José do Rio Preto.
Sou um minúsculo pensador. Vejo-me como uma consciência oscilante entre tantas, às vezes uma estrela guia por entre o céu escuro, às vezes um vaga-lume entre várias luminárias intensas, às vezes como um amontoado de elementos químicos prestes a explodir numa grande estrela, pronta para oferecer calor e vida a outros planetas, a outras consciências.
Como escritor, sou um sonhador. Imagino, atuo, me emociono, simulo. Acima disso, enlouqueço, pois a sanidade me é algo importuno e imprestável. Se eu fosse são, com certeza enlouqueceria, então prefiro ser louco para não enlouquecer.
Como leitor assíduo e apaixonado, ainda sou escritor. Prefiro uma realidade falsa do que a falsidade verdadeira em que vivo. Prefiro ser mágico, diferente, do que me encarar como um ser igual. Mesmo como mera consciência oscilante, permaneço único e isso já me é de ótimo tamanho.
Quanto ao que postarei no blog, não garanto. Irei apenas escrever e postar. Peço que me acompanhe por um tempo e quem sabe assim poderá constatar por si o que escrevo.
Sobre o nome do blog, justifico-me com a teoria de que literatura é música. Um livro é uma melodia, um álbum, uma orquestra, uma ópera. Escrever é compor uma música que irá reverberar pelo mundo e preencher a alma das pessoas. Ler é escutar a melodia dos cegos, é sentir o canto dos sábios, é provar do timbre inconfundível e apaixonante do conhecimento.
Espero que aquilo que escrever lhe agrade e que possa se expressar caso contrário.

Cordialmente,
Fernando Azevedo.

Um comentário:

  1. Oi! Sou pianista há quase nove anos e encontrei o seu blog por acaso. Como compositora, concordo com a sua afirmação no final deste post: "Escrever é compor uma música que irá reverberar pelo mundo e preencher a alma das pessoas".
    Pesquisei tweets que citassem "unesp" e "letras" e te encontrei comemorando. Devo te dizer que também prestei para letras, só que para Assis e confesso que fiquei um pouco decepcionada. Você escreve tão bem! Um pouco mais acima, estive lendo o conto (ou crônica?) de como é complicado descobrir o nome das mulheres e eu ria. Suas palavras me prenderam. Tive de ler o post todo. Sério, você é bom demais! Você é um escritor, cara.
    Enfim, você está no caminho certo! Sei que um dia, paquerando livros em alguma livraria, encontrarei o seu em destaque. Parabéns mesmo.
    Bom, boa sorte a nós nesta nova etapa de unespianos, rs.
    Grande abraço da Pam :)

    eaichefe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir